Visualizações do Site

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Domingo tem celebração do Dia da Consciência Negra

Neste domingo (20), das 10h às 22h, a Prefeitura de Araçatuba, por meio das secretarias de Participação Cidadã (SMPC) e Cultura (SMC) e do Fórum de Construção da Consciência Negra (FCCN), promove uma comemoração especial alusiva ao Dia da Consciência Negra.

A festa será realizada na sede da Associação Cultural Afro-Brasileira de Araçatuba (ACABA), localizada na rua Dona Ida, 483, bairro Santana. A entrada é gratuita.

O objetivo é comemorar o Dia da Consciência Negra realizando uma homenagem à cultura africana. Na programação, estão inclusas diversas apresentações de dança, pagode, rap e uma performance do DJ Sancler. Também será realizada uma missa e a venda de produtos africanos e comidas típicas como, por exemplo, o acarajé.

GRUPOS
Os grupos que se apresentarão serão os Amantes da Dança, Energy, Street Sk, Black Star, + Q por Acaso, Eletro Black, Pepeu, Alta Cúpula, Discípulos de Cristo, Evolution Boy, Axé & Cia e o Grupo Semelhança.

INAUGURAÇÃO
No mesmo dia, às 12h, a Prefeitura de Araçatuba com o apoio de Raizen, UniColégio e Colégio Anglo, irá inaugura no Museu Araçatubense de Artes Plásticas (MAAP), uma estátua feita pelo escultor Paulo Martins, que homenageia o violinista araçatubense, Célio Novaes da Silva, falecido em 2010.

A entrada para as pessoas participarem da inauguração será pela entrada do Teatro Castro Alves.

HISTÓRIA
Devido a muitas separações entre os membros das famílias africanas, que chegaram ao Brasil a partir do ano de 1550, os negros foram aos poucos se adaptando com os costumes dos europeus. Com isto, mesmo que os afro-brasileiros tentassem preservar a história de seus descendentes africanos por meio das danças, lutas, comidas e músicas, sua identidade cultural foi se perdendo.

Assim, o dia 20 de novembro foi escolhido para celebrar o Dia da Consciência Negra, aonde o mesmo coincide com a data de morte de um dos mais importantes líderes negros, chamado de Zumbi dos Palmares.

A comemoração, realizada em todo o país neste dia, visa principalmente fazer com que a população tenha uma profunda reflexão sobre a importância que os povos africanos tiveram na formação da cultura brasileira.

IGUALDADE
Segundo o presidente da ACABA, Joaquim Januário Pereira, o objetivo do evento não é apenas resgatar a história cultural africana, mas também promover uma maior igualdade racial entre todos da população.

“Apesar do Brasil se considerar um país sem preconceitos, ainda existe muita discriminação nas próprias classes sociais brasileiras. Não é preciso se voltar no tempo da escravidão para se perceber isto, pois a 15 ou 20 anos atrás, por exemplo, os negros tinham vergonha de sua raça. Depois que se tornou oficial a celebração desta data, tivemos então grandes conquistas envolvendo não apenas temas relacionados aos negros, mas também outros como, por exemplo, a inclusão social de deficientes no mercado de trabalho e a valorização da mulher na sociedade brasileira”, afirma Joaquim.

AÇÕES
O Governo Municipal considera a igualdade de oportunidades para toda sociedade indistintamente. É preciso investir em ações de organização da população com o objetivo de estimular a participação de forma livre, ativa e criativa e que isto signifique superar um modelo em que as classes dominantes impõem historicamente. Os grupos discriminados do ponto de vista racial e étnico apresentam um marcante e inaceitável distanciamento nos indicadores que representam acesso a bens e serviços públicos. Por este motivo, os cidadãos precisam participar das ações no seu município para que se construa desta forma, uma sociedade mais justa e democrática.

“Sempre tivemos o apoio do prefeito, da Secretaria de Participação Cidadã e de entidades locais para a realização destes eventos que promovem a igualdade social e racial entre todos. Cada povo precisa se espelhar em um líder, e neste dia, iremos homenagear um dos mais importantes heróis da história dos negros, porque a sua coragem é motivo de orgulho para muitos de nós, que constantemente lutamos por uma sociedade mais justa, ressalta Joaquim.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria de Comunicação Social – SMCS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6611
www.aracatuba.sp.gov.br
------------------------------------------------------------------------
Fonte: http://www.aracatuba.sp.gov.br/noticias.php?IDP=930

Nenhum comentário:

Postar um comentário