Visualizações do Site

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Ar de Araçatuba é o terceiro pior do Estado, diz relatório

A qualidade do ar respirado pelo araçatubense é ruim, de acordo com os padrões da OMS (Organização Mundial da Saúde). A estação de monitoramento de qualidade do ar em Araçatuba aponta a média de MP10 (material particulado) de 58 microgramas por metro cúbico, no período de 1° de abril a 27 de setembro deste ano, quando a contagem local de 2011 passou a ser divulgada. O valor é o terceiro pior do Estado e supera em quase três vezes o nível recomendado pela organização internacional, de até 20 microgramas.


De acordo com a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), que opera em Araçatuba a estação de qualidade do ar na área da Faculdade de Medicina Veterinária no bairro Dona Amélia, o material particulado é formado por um conjunto de poluentes constituídos de poeiras, fumaças e todo tipo de material sólido e líquido que se mantém suspenso na atmosfera por causa de seu pequeno tamanho.

A OMS alerta que, quando o poluente é inalado, pode penetrar nos pulmões e na corrente sanguínea, gerando risco de doença cardíaca, câncer de pulmão, asma e infecções respiratórias. Considerando as 39 estações de monitoramento do ar da Cetesb espalhadas pelo Estado, e que aferem o MP10, a média de partículas poluentes em Araçatuba é a terceira maior de São Paulo, somente atrás de dois pontos de medições no município de Cubatão (Vila Parisi e Vale do Mogi), cidade industrial localizada na Baixada Santista.

Fonte: Sérgio Teixeira - Jornal Folha da Região (http://www.folhadaregiao.com.br/)+++---EnviarErroImprimir




Nenhum comentário:

Postar um comentário